Abaixo-Assinado sugere criação de rotatória na ERS 342 em Três de Maio i166g
Neste ano foram registrados 12 acidentes com danos e lesões, sendo um com morte
Por iniciativa do vereador Antonio de Oliveira, do partido Progressista, está sendo organizado um Abaixo-Assinado com o objetivo de solicitar uma rotatória ou inibidor de velocidade no KM 34, da ERS 342, nas proximidades da empresa Trecar. A intenção é encaminhar o documento ao governo do Estado, em especial, ao Diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS).
O assunto foi abordado pelo vereador na Sessão do Legislativo durante a sessão do Legislativo da segunda-feira, dia 8, quando Antonio alertou sobre o perigo que é transitar pelo trecho e os diversos acidentes que vêm ocorrendo no local.
Antonio relatou ainda, a dificuldade de quem trafega pela Rua Ivagaci para adentrar na rodovia, ainda mais agora com o crescimento da Área Industrial II. Com os investimentos e incentivos dados pelo governo municipal, na instalação de empresas e novos empreendimentos, bem como na geração de mais empregos, a Área Industrial II já tem praticamente todos os terrenos comercializados, e o resultado dessa expansão será o aumento do trânsito de veículos nas proximidades. “O que vai acontecer, é que cada vez mais vai dificultar a entrada e a saída de veículos daquele local”, afirmou.
O vereador citou o número de acidentes que ocorreram entre o KM 33 e KM 36, da ERS 342, em 2020 e 2021. Em 2020 naquele trajeto, ocorreram dois acidentes com danos, 7 acidentes com lesões e em 2021, dois acidentes com danos e dez acidentes com lesões, e ainda, infelizmente um acidente fatal, com óbito.
Antonio lembrou que, como comunicador de rádio, teve experiência e participação direta em toda mobilização e trabalho junto ao “trevão”, nas proximidades do complexo Thomé, quando a comunidade se mobilizou e conseguiu “fechar o trevo”, de rotatória aberta para rotatória fechada, e, que desde então, nunca mais aconteceu um acidente com óbito naquele local. Ele também teve a participação efetiva e direta junto ao trevo da ERS 342 entroncamento com a Avenida Senador Alberto Pasqualini - trevo da Pica-Pau, como é conhecido -, quando foram viabilizadas duas lombadas físicas, que resolveram o problema.
Sobre a instalação de uma rotatória ou inibidor de velocidade no KM 34 da ERS 342, o vereador frisou que o assunto precisa ser tratado como prioridade. “Neste local é necessário que medidas sejam tomadas urgentemente, pois o risco de acidentes é iminente”, alertou.
Por isso, a ideia do Abaixo-Assinado, visando que toda a comunidade faça a sua adesão assinando ao documento, que será encaminhado pelo Legislativo, com apoio do Executivo, ao governo do Estado e à Direção do DAER. “Se todos nós nos mobilizarmos, vamos conseguir. Quanto mais s e mais adesões, mais força teremos para reivindicar essa solicitação ao governo do RS e ao DAER e teremos êxito na luta de ter uma rotatória neste local”, concluiu o vereador Antonio de Oliveira.